segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Remédios Caseiros




Segundo o National Institute of Health (NIH), nos Estados Unidos, as pessoas estão cada vez mais interessadas em  medicinas complementares e não convencionais para tratarem as suas doenças — uma em cada três recorre a medicinas alternativas.

A medicina nem sempre existiu tal como a conhecemos hoje, mas sempre existiram doenças.
Sem poderem recorrer a fármacos, os nossos antepassados tiveram de curar-se da melhor maneira que conseguiam, muitas vezes servindo-se daquilo que os rodeava. Assim nasceram os remédios caseiros – medicamentos não convencionais usados para tratar doenças e amenizar sintomas, feitos de plantas, por exemplo — que passaram de boca em boca (se não resultassem provavelmente não teriam passado), até chegarem aos nossos dias.
Apesar de os remédios caseiros não terem contraindicações, a verdade é que nem todos funcionam. Vou destacar apenas cinco na lista abaixo,  entre eles alguns clássicos.
1. Combater a náusea com gengibre
Segundo estudos da Universidade de Exeter, comer gengibre (e não bebê-lo em chá), é remédio santo para se livrar da sensação de náusea e ainda ajuda a prevenir o vômito. Só não sei se funciona na ressaca.
2. Tomar magnésio para dormir melhor
A falta de magnésio no organismo tem vindo a ser ligada a distúrbios do sono e estudos publicados no Journal of Research in Medical Science, mostram que os suplementos de magnésio ajudam a reduzir os sintomas da insônia. Carolyn Dean diz que “o magnésio é conhecido como o mineral anti-stress”, acrescentando que “ajuda a relaxar os músculos e age como uma ajuda ao sono”.
3. Baixar a febre com um banho
A febre é alvo de muitas receitinhas. A principal é que um bom banho, segundo um estudo publicado no Journal of Family Medicine and Primary Care, é muito  importante para conter a subida do termômetro. O segredo? A temperatura da água, que deverá ser morna, tem o poder de fazer a temperatura corporal descer um ou dois graus em 45 minutos. Óbvio que febre é alerta máximo do nosso corpo. Tente baixar a febre para um alívio imediato, mas não deixe de procurar a razão da subida da temperatura e não fique imaginando razões. Febre é sintoma sério. Procure um médico.
4. Chá de camomila para a ansiedade
É um clássico e um dos remédios caseiros mais utilizados. Muito usado  antes de exames, provas  ou de apresentações. A camomila não tem efeitos secundários e muitos estudos mostram que é uma planta com efeitos sedativos leves mas eficientes a tratar a ansiedade.
5. Chá de limão e mel para a garganta
Por fim, o clássico dos clássicos. Quem nunca recorreu a este chá que atire a primeira pedra. Tanto o limão como o mel são antimicrobianos, por isso ao primeiro sinal de uma gripe é apostar nesta combinação. A ciência apoia ( pelo menos é o que diz um estudo publicado no Pediatrics) 2 colheres de mel já amaciam a garganta e reduzem a tosse. Auto medicação com remédios não é um bom conselho.  Qualquer comprimido pode causar danos e sequelas nada agradáveis.

Em todo caso, esses recursos são paliativos, nada como marcar uma boa consulta com seu médico e expor seus sintomas. Cuide-se não existe nada mais importante do que a  sua vida.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

EU

Como já disse alguém : Antes de julgar a minha vida ou o meu caráter... calce os meus sapatos e percorra o caminho que eu percorri, viva as ...