terça-feira, 8 de novembro de 2016

Gostoso pra Chuchu

Eu, particularmente achava chuchu uma coisa tão sem graça que até preferia comer isopor, pelo menos era o que eu dizia antes de precisar e ter um contato real com o fruto. Chuchu é de baixa caloria e rico em água. Uma xícara de Chuchu cozido fornece cerca de 38 calorias de energia. É pobre em gordura saturada e não contém colesterol.   Chuchu é uma rica fonte de fibra dietética, que o torna o alimento ideal  para aqueles que tentam perder o peso. A fibra é também útil no controle dos níveis de açúcar no sangue e para manter o coração saudável, diminuindo os níveis de colesterol. Chuchu é um grande fruto que lhe proporciona muitas das essenciais vitaminas e minerais. É uma boa fonte de Vitamina C, folato, Tiamina, Riboflavina e Piridoxina. Mas atenção o chuchu não deve ser ingerido cru. veja as receitas básicas de chuchu refogado e salada de chuchu que foi como comecei a apreciar a fruto:   

Refogado de chuchu 
.

2 chuchus lavados descascados, sem sementes e fatiados podem ser cortados em cubos, faça segundo sua preferência
1 colher (chá) de tempero de alho e sal , 1 colher de azeite extra virgem 1 cebola média picada. Salsa e cebolinha picada a vontade

Numa panela, coloque o óleo, o tempero de alho e sal e a cebola, tampe a panela deixe em fogo alto até tostar, sempre misturando acrescente as fatias de chuchu abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar no vapor, sem acrescentar água, misture algumas vezes.
Após o cozimento, desligue o fogo, salpique a salsa e a cebolinha, retire da panela sirva com arroz e feijão, ou qualquer tipo de grãos, carne, peixe ou  frango. Ele combina com qualquer tipo de alimento, por esse motivo é tão apreciado.


Salada de chuchu


2 chuchus bem lavados
1 colher (sobremesa) de azeite extra virgem
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de vinagre de maçã
1 cebola pequena picadinha
Salsa e cebolinha picadinhas a gosto
1 colher (café) de orégano
2 colheres (sopa) de água
Água para cozinhar


Na panela de pressão coloque os chuchus com casca cozinhe por 10 minutos, o ponto é ao dente, não pode ficar duro, acrescente a água até cobrir os chuchus, comece em fogo alto, quando começar apitar diminua o fogo, e conte o tempo, ao esfriar a panela espete um garfo, se sair fácil esse é o ponto.
Espere esfriar descasque, retire as sementes escolha o que preferir, picado, fatiado ou cortado em cubos.
Numa vasilha coloque os chuchus já prontos junte a salsa e cebolinha, e a cebola. Noutra vasilha vá colocando, sal, vinagre, orégano, e as 2 colheres de água filtrada, misture bem e junte com os chuchus, de uma boa misturada, transfira para um pote tampado e leve para a geladeira.
Sirva gelado como entrada,mas atenção : essas duas receitas não devem ser congeladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EU

Como já disse alguém : Antes de julgar a minha vida ou o meu caráter... calce os meus sapatos e percorra o caminho que eu percorri, viva as ...