sexta-feira, 11 de novembro de 2016

O Poder da Natureza

Nosso cérebro é estimulado constantemente na cidade, com faróis, trânsito, pedestres,
buzinas, vendedores e outros agitos, tudo isso “gritando” em nossa cabeça, pedindo por atenção. Com isso ele acaba se cansando, e pode começar a apresentar uma perda de memória. Alguns minutos em contato com a natureza já causa alívio cerebral, dando uma pequena pausa para o cérebro de todo o agito urbano.
De acordo com alguns estudos, o desempenho e o foco na tarefa a ser realizada é maior quando o ambiente possui um mínimo de presença da natureza, seja ela natural ou artificial. Isto porque, ela causa automaticamente uma reação de conforto em nosso cérebro, reconhecendo e aceitando esse alívio.
Em escolas, alunos que estudam em salas com vista para a natureza têm melhores notas e mais foco. Já em escritórios sem janelas, por exemplo, as pessoas ficam mais insatisfeitas com seu trabalho, e podem apresentar mais ansiedade e tensão. O ideal é que o ambiente seja aberto, com algum elemento verde, para que os trabalhadores fiquem mais satisfeitos com seu trabalho. O mesmo ocorre em escolas, nossas casas e até em hospitais. Sabia que dar flores a quem está doente numa cama de hospital pode ajudar muito o adoentado? É sim, muito mais do que um gesto simpático e de educação!

Um dos primeiros a demonstrar que a natureza faz bem foi Roger Ulrich, em 1984, ao comparar pacientes em quartos com janelas voltadas para árvores com aqueles cujos quartos ofereciam vista para uma parede de tijolos, em um hospital na Pensilvânia, nos Estados Unidos. Seus resultados demonstraram que pacientes com acesso ao verde saíram mais cedo do hospital, tomaram analgésicos mais fracos ou em menos quantidade, tinham menos comentários críticos sobre a enfermagem e menor número de pequenas complicações pós-cirúrgicas. Depois, outros estudos testaram objetos coloridos, porém inanimados, no lugar de plantas, e verificaram que as plantas ofereciam benefícios ligeiramente maiores.

o contato com a natureza também pode ajudar a melhorar a sua criatividade. Aposto que lendo isto você já está pensando quando irá tirar um tempinho para aproveitar a vida lá fora, não é mesmo? Esperamos que sim! Ande na grama, olhe para o sol, entre no mar. São tantos os prazeres simples que a natureza pode nos proporcionar diariamente que não temos desculpas para não entrar em contato com ela.

 Fonte: O Globo  -  Prime Cursos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EU

Como já disse alguém : Antes de julgar a minha vida ou o meu caráter... calce os meus sapatos e percorra o caminho que eu percorri, viva as ...