quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

e tomar banho de sol... banho de sol...

Tem uma musica e letra de Rita Lee, que se chama "Baila Comigo" onde ela enfatiza bastante os poderes do banho de sol. É uma delicia de musica, só de ouvir você sente os raios de sol penetrarem no seu corpo dando nova energia.  

Ultimamente as pessoas  falam em banho de sol como se fosse um pecado, um convite ao câncer de pele e com isso, mais  o comércio dos bloqueadores solares, aumentou o número de pessoas, principalmente os idosos, com uma falta quase absoluta de vitamina D e tendo que consumir em cápsulas, o que a natureza nos dá de graça.  Muito bem , vamos ver os dois lados da coisa para chegarmos a uma conclusão.


Chamado “HELIO TERAPIA”, a cura através do sol. “HELIO” – palavra grega que quer dizer luz, TERAPIA – cura. Atinge nosso corpo através de raios solares, penetrando em nossa pele, levando substâncias radioativas, luminosas, energéticas, curativas, capazes de transformar um homem doente num homem são.

As reações químicas provocadas por estes raios luminosos, se praticado adequadamente, trará grandes benefícios para o nosso corpo. Isto é, para que tenha um bom efeito, dependerá do tempo e horário da exposição ao sol, assim como a alimentação a ser ingerida. Se ingerirmos, por exemplo, um suco de cenoura, que contém bastante betacaroteno (vitamina A) e expormos nosso corpo ao sol, vamos estimular a produção de melanina (pigmentação que dá cor a pele e aos cabelos), provocando um lindo bronzeado, além de cabelos mais brilhantes. Mas se ingerirmos substâncias químicas sintéticas como as contidas nos enlatados, biscoitos, carnes e a maioria dos alimentos industrializados e expormos nosso corpo ao sol, podemos provocar muitas doenças de pele, das mais simples até um câncer, certo ?



O limão, apesar de ser uma substância natural, excelente para ingerirmos e tomar banhos de sol, inclusive indicado para câncer de pele; se esfregado na pele em contato com os raios solares, pode provocar manchas ou até queimaduras. Sim queimaduras seríssimas, eu já fui vítima de um incidente com limão e sol. Não combina mesmo tome todo cuidado possível. 
O sol estimula a energia vital, trazendo-nos mais vida. Muitas vezes nos curamos de uma doença apenas por ter tomado banhos de sol. Experimente tomar um solzinho  depois de uma noite perdida (eliminará todos os sintomas de cansaço) ou numa gripe (sentirá mais disposição, muitas vezes curando-a). É indispensável na cura de doenças sérias como osteoporose e raquitismo.


O sol tem o poder de matar as bactérias (daí o hábito de colocar cobertores no sol), cicatrizar feridas, estimular o sistema imunológico, fazer suar, o que ajudará a eliminar toxinas do corpo, se acoplado a um banho frio (não molhar a cabeça).
Crianças, jovens, adultos e idosos devem tomar banhos de sol, pelo menos 3 vezes por semana, lembrando que o melhor horário é pela manhã, logo cedo ou no final da tarde porque o sol, com todos os seus benefícios, em excesso, pode queimar nossa pele e desidratar nosso corpo.



Precisamos levar em conta também, que estamos destruindo a camada de ozônio com spray, ar condicionado, uso de isopor etc., com isso os raios solares chegam até nós sem a proteção natural. O sol é um remédio e como tal, deve ser usado com cautela. Bronzeadores e cremes, que pensamos proteger nossa pele, tapam nossos poros, não deixam a luz solar penetrar e quando entram, provocam reações químicas maléficas, muitas vezes irreparáveis. O certo é tomar banhos de sol, até as 10 horas da manhã ou a partir das 16 horas, a tarde, molhando o corpo sempre que suar ou sentir quente. Ficar exposto não mais que uma hora, a não ser que esteja em caminhadas, com intervalos em sombras, de preferência debaixo de árvores, para que nosso corpo possa suportar sem sofrimento.


Não vamos desperdiçar este presente da Natureza, vamos usa-lo com sabedoria. Banhos de sol são indicados inclusive para casos de depressão e síndrome do pânico, você vai relaxar sem nenhum esforço.  Fica a dica, mas muita atenção com os horários escolhidos.

Até mais 

Ana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EU

Como já disse alguém : Antes de julgar a minha vida ou o meu caráter... calce os meus sapatos e percorra o caminho que eu percorri, viva as ...