terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Manjericão






O manjericão é originário da India, Oriente Médio e Região Mediterrânea. Hoje é cultivado em todo mundo e é excelente para sua horta caseira, ou mesmo para ter uma mudinha na cozinha, pois seu cultivo é fácil e seu consumo faz maravilhas na sua saúde. Na Índia, o Manjericão é uma planta sagrada e cultivada nos templos, além disso, para os gregos e romanos antigos era considerada como a planta que tinha poderes de reconciliação. 
A planta possui benefícios interessantes quando usada para fins medicinais. O aroma é delicioso, derivado do óleo essencial anetol, que também está no anis, além de outros componentes que provocam o forte aroma.  Fonte de betacaroteno, cálcio, vitamina C, A e K.

Pode ser usada no combate ao câncer, envelhecimento precoce da pele, tratamento de tosse, catarro, feridas, problemas no estômago, falta de apetite, gases, aftas, dores de garganta, rouquidão, amigdalite, náusea, verruga, prisão de ventre, cólica, ansiedade, insônia, enxaqueca e picadas de inseto.
Entre suas propriedades, estão sua ação como antiespasmódico, digestivo, vermífugo, antibacteriano, adstringente, cicatrizante, anti-inflamatório, desinfetante, diurético e estimulante do fígado. Pode ser usado ainda no alívio de inflamações dos brônquios, vertigens, insônias derivadas de nervosismo e ansiedade, depressão e perda de memória.
O alimento é muito usado no preparo de pratos na culinária com suas folhas frescas. Além de ser usado em muitas receitas quentes e saladas, pode ser usado como condimento, em pratos de massa, omeletes, sopas, entre muitas outras formas. No entanto, para aproveitar seus benefícios, você pode ainda preparar o chá ou usar na forma de banho – com o mesmo chá, mas feito em proporções maiores.

Chá de manjericão

O chá de manjericão deve ser feito com a proporção de uma caneca de água para cada 10 folhas de manjericão. Leve a água ao fogo e ferva. Quando alcançar fervura, coloque a água sobre as folhas, tampe e deixe descansar por, aproximadamente, dez minutos. Coe e consuma em seguida.

Contraindicações e efeitos colaterais

Entre os efeitos colaterais encontramos reações alérgicas diagnosticadas em pessoas com predisposição para ter alergias. O consumo é contraindicado para mulheres gestantes, mulheres em fase de lactação e crianças com menos de 12 anos.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EU

Como já disse alguém : Antes de julgar a minha vida ou o meu caráter... calce os meus sapatos e percorra o caminho que eu percorri, viva as ...