quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Afinal, o que são calorias?

Tão faladas e comentadas nas dietas de pontos,a palavra "calorias" já virou um palavrão, ou seja, é uma palavra que nos faz sentir culpa, mal estar, sensação de erro... bem, não é assim tão dramático...
Vamos ser objetivos: como cada grama de proteína tem 4 calorias, cada grama de gordura fornece 9 calorias, cada grama de carboidrato fornece 4 calorias e cada ml de álcool possui 7 calorias, para saber quantas calorias um alimento tem, basta multiplicar a quantidade do componete pelas calorias que ele fornece. hum... não ficou claro? acho que não...
Para saber quantas calorias possui um alimento deve-se multiplicar a quantidade de carboidrato por 4, os gramas de proteína por 4 também e o total de gordura por 9.
Sendo assim, de 100 g de chocolate tem 539 calorias, porque este alimento contém:
  • 30,3 g de carboidratos x 4 (cada carboidrato tem 4 calorias) = 121, 2
  • 12,9 g de proteína x 4(cada proteína tem 4 calorias) = 51,6
  • 40,7 g de gordura x9 (cada gordura tem 9 calorias) = 366,3
Ao somar estes valores chegamos às 539 calorias, sem considerar as vitaminas e minerais porque nunca fornecem calorias. Hum, esse papo está qualquer coisa...vamos tentar ir direto ao assunto:
Quantas calorias devo ingerir por dia ?
Para se saber quantas calorias devemos ingerir por dia é importante fazer contas simples,  porque o valor da ingestão calórica depende do peso atual e também se se quer engordar, manter ou emagrecer.
Resumo da Ópera :
Para emagrecer - multiplique 20 ou 25 pelo peso atual
Para manter o peso - multiplique 25 ou 30 pelo peso atual
Para engordar - multiplique 30 ou 35 pelo peso atual
Por exemplo, se eu peso 60 Kg e quero emagrecer, multiplico 20 x 60 e, sem medo de ser feliz, posso ingerir 1200 calorias por dia. ( agora ficou fácil de entender, não ficou ?) Para manter o peso  e para engordar é só fazer a continha e se policiar.
Tabela de calorias dos alimentos
A tabela a seguir indica a quantidade de calorias em alguns alimentos mais consumidos diariamente.
Alimento Quantidade Calorias
Pão francês 1 unidade 135
Queijo prato 1 fatia 106
Suco de laranja 1 copo (200 ml) 128
Ovo frito 100 gramas (frito em óleo) 240
Ovo cozido 100 gramas 146
Batata doce cozida 100 gramas 125
Pipoca 1 xícara de pipoca feita em óleo 55
Arroz integral 2 colheres 167
Abacate 1 unidade pequena 108
Banana 100 g 95
Tapioca simples sem recheio 100 gramas 130
Maçã 1 unidade 61
Os alimentos com menos calorias são as frutas e legumes e por isso são utilizados especialmente em dietas de emagrecimento. Os alimentos ricos em gordura como frituras, alimentos processados embutidos são os mais calóricos e por isso não devem ser consumidos por quem deseja emagrecer.
Um lanche preparado com 1 pão francês + 1 fatia de queijo prato, acompanhado de um copo de suco de laranja + 1 maçã tem 430 calorias que são menos calorias do que as de uma barra de chocolate com amêndoa, por exemplo, que tem em média 463 calorias.  Diante de tudo isso, está ai mais um método de conservar ou emagrecer o corpinho ingerindo menos calorias. Enfim, preste atenção no que come, sei que é horrível ficar contando calorias o dia todo, mas já dá para ter uma boa idéia de como podemos atingir nossa meta.  certo ?...  Até mais!

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