quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

O peso das emoções

O peso das emoções e as dores nas costas
Muitas vezes, passar longos períodos de tempo com stress, com medos reprimidos ou com essa ansiedade que não podemos controlar de modo adequado devido ao trabalho ou a assuntos pessoais resulta em doenças como, por exemplo, o cólon irritável ou problemas de coluna.
Mas como pode isso acontecer, e como algo que é gerado essencialmente no cérebro pode ter impacto nesse eixo quase perfeito que forma a nossa coluna vertebral?
O conceito de coluna se refere a esse suporte vertical que permite aguentar um peso, enquanto que a palavra vertebral engloba todo esse complexo conjunto de ossos curtos e articulados entre si, que formam a espinha de todos os seres vivos vertebrados.
As nossas costas são, na realidade o eixo mais importante do corpo, um pilar ósseo e muscular que nos proporciona vida e resistência, e sobre o qual, por vezes, acrescentamos um peso “extra” com nossas emoções negativas.
As emoções negativas produzem alterações metabólicas. E isso é algo que devemos ter muito claro: a alteração de nossos hormônios e neurotransmissores provoca o aumento do cortisol no sangue, do ritmo cardíaco… E tudo isso produz alterações em vários órgãos.
Quando acontece um “aceleramento” geral, tudo isso se traduz em tensão muscular, em músculos rígidos que alteram o equilíbrio dos nervos e dos ligamentos.
A coluna vertebral não fica isenta de todas estas variações e, por isso, é frequente que a dor emocional seja traduzida também em dor cervical ou lombar.
A seguir, veremos de que modo esse tipo de problemas e realidades se distribuem ao longo de nossas costas.
Dor na região cervical
A dor nas costas não se concentra só na zona lombar. Um dos problemas mais comuns está relacionado com as dores localizadas nas cervicais.
  • As vértebras cervicais vão desde a C1 até a C7, e a primeira de todas elas recebe o nome de Atlas por ser o suporte da cabeça e aquela que nos proporciona o equilíbrio.
  • Para que exista bem-estar na região das cervicais é necessário equilíbrio e harmonia de movimentos. É uma zona que precisa sempre de uma flexibilidade muscular adequada para que não surjam problemas.
  • Esta região cervical é a mais afetada pelo stress laboral e pelas preocupações. É um tipo de estrutura musculoesquelética superior que se vai ressentir, principalmente, pelo trabalho diário e pelas ansiedades menos intensas e específicas de seus dias.
  • Para combater este tipo de dor, vale a pena se mentalizar de que todas as manhãs precisa enfrentar o dia com mais calma e equilíbrio.
O ideal é realizar exercícios suaves e harmônicos mexendo a cabeça em círculos, e repetindo o mesmo, depois, com seus ombros.
Dor na região lombar
A zona lombar de nossas costas vai da L1 a L5. É uma parte muito exposta a inflamações das vértebras, que podem traduzir-se também em dor ciática e, inclusive, afetar órgãos como os rins ou a bexiga.
  • Esta parte do nosso corpo, além de ser afetada pelo desgaste e pelas más posturas, é também afetada por emoções relacionadas com os medos, a ansiedade ou mesmo com a pressa.
  • É frequente em pessoas que se preocupam muito com os outros e se descuidam delas próprias.
  • Passam muito tempo de pé, fazendo muitas coisas ao mesmo tempo, enquanto têm a sensação que não vão conseguir fazer tudo, que não vão acabar bem, que não têm tempo para si mesma.
  • No final sentem como se tivessem as costas quebradas ao meio. A dor nas costas é um problema que devemos aprender a tratar, levando, primeiro, uma vida mais relaxada, onde nos priorizemos, e tomando sempre em consideração os conselhos dos médicos e especialistas.
Estabeleça um equilíbrio adequado em sua vida, cuidando ao máximo do seu mundo.
Não se esqueça de fazer, todos os dias, exercícios suaves e harmônicos e de consultar com profissionais da saúde, para que as dores nas costas não afetem sua qualidade de vida.

Fontes :[in:melhorcomsaude.com] - Baú de Idéias 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EU

Como já disse alguém : Antes de julgar a minha vida ou o meu caráter... calce os meus sapatos e percorra o caminho que eu percorri, viva as ...