quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

congelando legumes

Com os fortes temporais a todo momento e o Verão que estamos aguentando, acredito que o cultivo de legumes esteja com problemas, pois os preços no mercado a cada dia estão mais caros e quando encontramos um preço acessível em um bom produto não podemos levar em grande quantidade, pois acabam estragando, mesmo na geladeira.  Eu resisti muito em congelar alimentos, sempre recebi com má vontade a ideia, mas depois que aderi ao congelamento, encontrei uma maneira mais fácil de cozinhar e ter coisas frescas a toda hora.

Sabe aqueles sacos de comida congelada? Batata frita, ervilha, brócolis? Eles são congelados num sistema chamado de IQF, "individually quick frozen", ou congelamento rápido individual. A comida congelada neste sistema é mais fácil de usar, e prática, pois como o congelamento não é em bloco, você consegue retirar uma parte e deixar o resto pra fazer depois. O método caseiro não é assim tão "quick", mas é bastante eficiente.


 Comece lavando e higienizando os pimentões. vagens, cenouras, brócolis, couve-flor, etc etc.  Corte ao meio e retire as sementes., ou os ramos, ou as pontas, depende do que você vai congelar, resumindo : limpe bem.
 Corte o pimentão em tirinhas. cenoura raspada ou em rodelas, brócolis e couve flor em pequenos galhos
 Peque uma assadeira que entre em sua geladeira. Tenha o cuidado de ver se dá pra colocar ela retinha, pra que as fatias dos legume não caiam e encostem umas nas outras.
- Forre a assadeira com papel manteiga 
- Coloque os legumes na assadeira, sem encostar uns nos outros.
- Coloque no congelador e deixe de 30 minutos a uma hora.


Retire da assadeira e coloque num saquinho. Retire o ar e  volte para geladeira, só que agora para o congelador . Pronto! Agora você retira da geladeira na medida que precisar usar . Eu sempre gosto de colocar a data de congelamento com aquelas canetas que se usam para esta finalidade.
No caso de brócolis, couve flor, o branqueamento se faz necessário. Branqueamento é um processo  de cozimento rápido, com interrupção. O método mais comum é mergulhar o alimento em água fervente, retirar e colocar em um banho de gelo.  Retire e coloque nos sacos para congelamento e bota no freezer.
Vai ver como  sua vida ficará bem mais fácil.  O negócio é garimpar legumes com bons preços nas feiras , sacolões e mercados e se propor a ficar uma hora na cozinha para preparar tudo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

EU

Como já disse alguém : Antes de julgar a minha vida ou o meu caráter... calce os meus sapatos e percorra o caminho que eu percorri, viva as ...