sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Ter ou não ter um gatinho?



Gato é um animal muito  independente, não se submete facilmente ao dono e é mais desconfiado por natureza. Mas isso não quer dizer que os gatos não precisam de cuidados.  Muito pelo contrário, os gatos apreciam a limpeza, a higiene, uma boa ração e muito carinho! O gato precisa ser conquistado, e são todas essas atitudes, que passam pela comida, pela limpeza e pela atenção, que tornarão o gato mais próximo e carinhoso. 


                             Cuidados necessários para ter um gatinho


  1. Alimentação: O gato desmama entre a 6 e a 7 semana de vida. No período de amamentação ele só necessita do leite materno, mas para ir fazendo a transição, o indicado é comprar ração felina para filhotes, amolecer na água morna e ir dando aos pouquinhos, para o sistema digestivo ir se acostumando à ração industrializada. Após o desmame a alimentação será basicamente composta de ração. Até o 4 mês continue dando ração para filhotes, mas a partir daí a ração já pode ser a de gatos adultos.   Deixe sempre ração e água fresca à disposição do seu gato.
  2. Perceba sempre se seu gato está tomando água, isso é muito importante

  3. Higiene: Os gatos são famosos pela sua higiene e asseio. Fazem suas necessidades sempre na caixinha de areia, e cobrem com a patinha o seus excrementos. A caixinha de areia deve ser sempre limpa, as fezes devem ser retiradas todos os dias com uma pazinha, e a areia deve ser trocada semanalmente.

  4. Banho: Os gatos tomam banho diariamente e várias vezes por dia. Sua língua é áspera e é capaz de limpar muita sujeira do pelo. Mas é recomendável, principalmente se o gato passeia na rua, dar um banho mensalmente ou a cada dois meses. Não é uma tarefa fácil, mas ele pode ser acostumado desde cedo e até gostar. Ele pode tomar banho no chuveiro mesmo, com água morna e um chuveirinho auxiliar.  Deve ser usado shampoo para gatos, enxaguando muito bem, e após o banho usar uma toalha e um secador, atenção, ele pode se assustar com o barulho do secador, não insista se isso acontecer.

  5. Castração:. Se decidir fazer, escolha uma clínica responsável.

  6. Saúde: Os gatos devem ser vacinados assim que desmamam  ou assim que você adquiri-lo. As vacinas básicas, que todo gato deve tomar, são a anti rábica e contra a enterite infecciosa dos felinos, conhecida como “gripe dos gatos” e internacionalmente como F.I.E. Leve o gato ao veterinário para fazer o controle da vacinação e uma consulta anual.

  7. Companhia: Mesmo sendo animais independentes,perceba que os gatos estão sempre onde as pessoas estão. Seja num canto do sofá, em cima de uma mesa, ou no chão, estão na maioria das vezes próximos às pessoas. Se você e sua família ficam mais na rua que em casa, fazendo com que o gato fique sempre sozinho, o recomendável é que existam dois gatos na casa. Eles farão companhia um ao outro, e o divertirão, pois nada se compara às brincadeiras que os felinos inventam uns com os outros!

  8. Carinho: Faça sempre carinho no seu gato, receba-o no colo, brinque com ele. É mágica a presença de um gato!  

  9. Não tire seu gato de um confronto com o outro, eles se arrepiam, rosnam, gritam mas acabam se entendendo. Se tentar segura-lo corre o risco de ser atacado, mordido e arranhado, ele só está marcando seu território e isso é comum entre os felinos. Procure desviar a atenção dele, mas jamais  interrompa uma briga. ( experiência própria ) Se tudo isso já lhe convenceu a ter um gatinho, se tem tempo a dedicar ao bichinho, vamos lá, Existem vários para adoção,para venda...existem sites especializados  para procurar.É um grande companheiro e se ele realmente o escolher como seu dono, vai se surpreender com a sua telepatia e inteligência. Sim, diferente dos cães, o gato tem uma tendência incrível de escolher na casa quem é o seu dono. Se você for premiado com esse carinho, parabéns, companhia jamais lhe faltará.                                                                Boa sorte !












Nenhum comentário:

Postar um comentário

EU

Como já disse alguém : Antes de julgar a minha vida ou o meu caráter... calce os meus sapatos e percorra o caminho que eu percorri, viva as ...