sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

História de todos nós



Tem uma musica de Almir Sater  e Renato Teixeira que diz :" Cada um de nós compõe a sua historia e cada um em si  carrega o dom de ser capaz, de ser feliz."  Acho um bom começo,  para repensarmos o que podemos fazer de 2016, ano novinho em folha e fazermos um balanço de erros e acertos e principalmente mudarmos o rumo desta história.
Todo mundo tem uma história. Sua história é composta por vários capítulos que se desenvolvem no curso de sua vida. Estes capítulos que vão de felicidade à tristeza, de traumas para as transformações e tudo mais. Suas histórias são o que faz você ser quem você pensa que é e o que determina como os outros percebem você neste mundo.
Sempre recordamos a nossa história como de costume. Durante todo o tempo mentalmente lembramos da   mesma história e, por vezes, as contamos  para os outros. Cada conversa que você tem é, de certa forma, um reflexo de uma experiência do passado. Seu diálogo interno está cheio de lembranças do que aconteceu antes, e você se distancia ou você se aproxima da recriação de uma outra versão da mesma experiência com quase todos os pensamentos que você tem, cada palavra que você diz e cada ação que você realiza.
Tudo o que é experiência passa primeiro através da percepção de seus sentidos, gosto, tato, visão, audição, olfato e gera um tipo de sentimento. Posteriormente, o sentimento leva a um pensamento, que depois de identificar como uma emoção, com o qual você rotular a experiência como boa ou ruim, certo ou errado, feliz ou triste. Em certo sentido, as emoções são pensamentos que você associa com sentimentos ou sensações físicas. Neste ponto você começa a dar sentido às suas experiências de vida.
Os diferentes significados que você dá a cada experiência se tornam fios que tecem cada capítulo de sua vida para criar a tapeçaria de sua história. Quando você joga suas experiências de vida como negativas ou como algo que você é incapaz de  resolver limitando crenças sobre si mesmo. Essas crenças limitantes pode soar como estas:
  • "Eu não sou bom o suficiente"
  • "Eu nunca posso fazer isso"
  • "Eu sou um tolo"
  • "Eu nunca vou ter o suficiente", ou o velho:
  • "Eu não mereço ser feliz."
Estes motivadores inconscientes são o que chamamos de emoções não resolvidas que foram reprimidas com as experiências passadas, e estão criando decisões limitantes inconscientes que vão mantê-lo preso na mesma velha história, mês após mês, ano após ano.

Vamos reescrever nossa história ?

A boa notícia é que você é o autor de sua própria história. Você é a única estrada e só tem uma mão. Você é a pessoa que escreve o texto e tem a capacidade de mudar a história em todos os tempos. Mas por onde começar quando você tem uma vida inteira de memórias gravadas e emoções reprimidas que motivam cada um de seus pensamentos, palavras e ações?
Comece a rever como se comportou em experiências passadas, será que não foi de modo negativo?, será que não se achou incompetente para mudar a situação. Não eu não estou querendo lhe deixar cheio de culpa, mas poderia ter agido diferente, pois tudo, tudo, tudo mesmo,  depende de uma atitude. Talvez você apenas e tão somente tenha tomado uma atitude errada... simples assim. 

A moral desta história é que você sempre pode decidir como você quer interpretar  os acontecimentos, circunstâncias e interações com os outros. Você pode optar por se concentrar no negativo quando  olha para tudo o que é errado, o que leva a mais dor e sofrimento, ou você pode escolher para ver o que é certo, que leva a um maior potencial, e mais alegria, felicidade e realização, sem medos futuros de ser feliz.
Reescrever a sua história honestamente, exige que você observe mais quanto você culpou outras pessoas ou circunstâncias, Você não colaborou para isso ? Você se sente ressentido que você não conseguiu uma promoção no trabalho? Ainda está amargo sobre um relacionamento não deu certo? Se você acha que você está abrigando ressentimentos, pergunte-se o que você aprendeu com essa situação e com as pessoas que fizeram parte. Aconteceu,  não tem outro jeito, use como aprendizado.Pense positivamente  na história, mude o que estiver pesando demais, seja mais leve, mais tranquilo da próxima vez.
Quando  você se entregar a encontrar novas oportunidades em  cada desafio, você começa a ver as novas experiências sob uma nova luz, e começa a reescrever a sua história.  A todo mundo foi negado algo que ele queria, em um momento ou outro, apenas para que realmente percebessem o real valor das coisas, e principalmente para que aprendessem com elas.  Sim , na minha opinião a vida é uma escola, tem dias que quebramos a cabeça ou a cara, mas tem dias que resolvemos tudo facilmente. Lições fáceis e difíceis .
Então vamos em frente, um novo ano se inicia e vamos juntos procurar viver mais o presente, porque o que passou, passou e o futuro ninguém sabe o  que virá. Seja apenas positivo e realize apenas o que der para realizar no hoje. No aqui e agora 

Ana Maria 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EU

Como já disse alguém : Antes de julgar a minha vida ou o meu caráter... calce os meus sapatos e percorra o caminho que eu percorri, viva as ...