quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Qualidade de vida



As vezes fico imaginando como era o tempo sem eletricidade, onde as pessoas dependiam de velas ao cair da tarde e da noite, sem quase nenhum entretenimento, onde o "barato" era dormir logo depois do sol se por...
Meio assustador, sem dúvida , parece uma coisa tão antiga, tão absurda, mas é interessante refletir como tudo funcionava antes da lâmpada, da televisão, do celular, computador e essas tecnologias incríveis que carregamos na mão
Na verdade temos que admitir que talvez os nossos antepassados tinham uma disciplina maior e consequentemente mais qualidade de vida.  Será ?
Desde 1970 triplicou a quantidade de luz artificial no mundo e as consequências foram mais depressão, mais estresse e muito mais insônia, ou dificuldade para dormir. O uso constante de aparelhos eletrônicos causa pertubações e problemas de saúde... quer um exemplo : Quantas vezes por dia vemos mensagens nas redes sociais? Quantas e quantas noites passamos no computador , sem ao menos lembrarmos de piscar os olhos?
Entenda, pesquisas comprovam que a exposição a luz artificial a noite impede a produção de melatonina, o principal hormônio que controla o ciclo do sono e vigília... a escuridão natural estimula esse hormônio além de proteger as células de alguns danos. Ou seja nosso corpo à noite precisa de escuridão total para produzir melatonina, sem ela estamos mais propensos ao câncer , diabetes tipo 2,, obesidade, doenças cardíacas, síndrome metabólica e imunidade frágil,sem falar na  chegada de um envelhecimento precoce.
Quanto mais horas de sono na escuridão natural ( ou seja, da noite) maior será a produção de melatonina
Por esses motivos  que é péssimo para saúde dormir muito tarde, adentrar a madrugada usando computador, tablet, Smartphone, celular, televisão .  Eu confesso que tenho várias dessas coisas no meu quarto de dormir e as vezes sinto minha disposição cair, sinto sensações de gripe, mau humor, irritabilidade sem causa, essas coisas que fomos"premiados" com a vida do século XXI
Tudo bem, o assunto é sério, mas a partir do momento que fico irritada em ver 70% das pessoas andando na rua com Smartphone, como se fosse impossível ficar um minuto sem saber das coisas, quando vejo pessoas falando coisas tão sem noção ao celular, dando a entender que querem passar a impressão de que são muito importantes e queridas, concluí que estamos vivendo um problema psicológico de afirmação, de poder, de demonstração, de carência,  que não nos leva a nada.  O assunto é sério , experimente passar um dia , um dia só sem essas tecnologias... difícil não é ?  Sábado e Domingo hum ???  complicado... mas se eu disser que é em prol de mais saúde e qualidade de vida?  Vale a pena tentar, faça um teste, desligue tudo, deligue você e principalmente a noite, durma o sono dos justos.
É um desafio... aceita ?

















.


..




Nenhum comentário:

Postar um comentário

EU

Como já disse alguém : Antes de julgar a minha vida ou o meu caráter... calce os meus sapatos e percorra o caminho que eu percorri, viva as ...