- O pepino possui um nível elevado de água, e isso faz com que a quantidade de calorias do alimento seja muito baixa. Esse apresenta muitos nutrientes benéficos para a saúde, podendo ajudar no tratamento de doenças quando inserido na alimentação.
- Rico em fibras, o legume ajuda a regular o funcionamento do intestino, além de ajudar no emagrecimento. Com vitamina C, provitamina A, vitamina E, vitamina K, vitamina B, e muitos minerais, os pepinos ajudam a hidratar, pois 97% de seu peso corresponde à água. Isso faz com que seja um excelente diurético, tendo seu consumo indicado para eliminar excesso de líquidos e de gordura no organismo.
- Pode ser indicado para tratamento de altos níveis de ácido úrico, para quem sofre com a hipertensão ou ainda com a retenção de líquidos. Quando mastigado corretamente – pois caso contrário pode ser bastante indigesto –, ajuda a reparar a mucosa intestinal, ajudando a proteger o estômago.
- Com nível glicêmico insignificante, o pepino atua na produção das células responsáveis pela síntese de insulina no corpo, as células beta. O fitonutriente conhecido como cucurbitáceas, é um excelente combatente das células cancerígenas, restringindo os seus metabolismos.
- Pode ajudar ainda a reduzir as artrites e dores reumáticas, pois é rico em sílico – relacionada ao reforço dos tecidos conjuntivos.
Como consumir?
Mantendo
o pepino sob refrigeração, ele estará pronto para ser consumido em um
período mais extenso. Em outros ambientes, tendem a estragar. Lave bem o
alimento antes de consumir.
O pepino vem sendo usado também na indústria dos cosméticos como ingrediente chave condicionador e hidratante natural. Você pode fazer um puré para aplicar à pele e mantê-la hidratada e sempre saudável.... ah! aquelas rodelas de pepino sobre os olhos para tirar olheiras também funcionam.
Até mais
Até mais
Nenhum comentário:
Postar um comentário