"Carpe diem, quam minimum credula postero", ( Horácio ) é um convite para se aproveitar a vida usufruindo intensamente os momentos,vivendo o melhor possível. Carpe Diem - Aproveite o dia. Sugestões e ideias para uma vida sem muitos problemas, facilitando ao máximo sua passagem pelo planeta
sábado, 2 de abril de 2016
e de repente dá um "branco"...
Durante a vida, as células localizadas no cérebro sofrem com os radicais livres, pois eles comprometem e diminuem a produção de energia produzida mentalmente. A ação destes componentes implica na atuação dos neurônios, e provocam o desaparecimento das sinapses, reduzindo a capacidade de comunicação entre as células e ocasionam o mal funcionamento intelectual.
Quando os radicais livres sofrem grande exposição, os neurônios podem ser destruídos e essa ação pode estimular doenças degenerativas como alzheimer, parkinson e outras. Estudos sobre o assunto são realizados, mas nenhum conclusivo. Porém, é sugerido que a melhor maneira de evitar doenças relacionadas ao cérebro é fornecer a ele mais antioxidantes para assim combater os radicais livres.
Veja a lista de alguns alimentos que ajudam a estimular a memória e a eliminar os radicais livres:
Carnes, aves, grãos integrais, leguminosas, leite e derivados são alimentos fontes de vitaminas B, que ajudam a regular a transmissão entre os neurônios. A carne vermelha também contém ferro que pode colaborar com a boa memória.
Peixes: principalmente os de água fria (salmão, anchova, sardinha, atum, arenque), são fontes de ácidos graxos ômega 3, poderoso antioxidante.
Gema de ovo: contém colina, condutor do neurotransmissor acetilênico, que pode melhorar a memória. A falta dela é associada à doença de Alzheimer, causa comum de demência.
Frutas e vegetais amarelos: mamão, manga, pêssego, cenoura, abóbora, etc, são alimentos que contém betacaroteno, antioxidante que combate o envelhecimento celular.
Frutas vermelhas: como morango, cereja, framboesa, amora, pitanga, melancia e tomate, também possuem antioxidantes que combatem os radicais livres e ajudam na memória.
Oleaginosas: castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, amendoim, são ricas em vitamina E e selênio, também fontes de antioxidantes.
Como se percebe, há vários alimentos fontes de antioxidantes ao seu alcance, então aproveite para ter uma alimentação variada e consuma no seu dia a dia todos os grupos alimentares.
Fonte : Cursos Prime, a quem agradeço
Assinar:
Postar comentários (Atom)
EU
Como já disse alguém : Antes de julgar a minha vida ou o meu caráter... calce os meus sapatos e percorra o caminho que eu percorri, viva as ...
-
Tem muita gente que sabe... tem alguns que não. Acho uma boa dica até para imprimir e colocar por perto do seu Lap Top. A cabeça as veze...
-
Por falar em dinheiro, que é uma coisa que todo mundo gosta e precisa. Achei uma nova tabela para economizar muito interessante. Quem me co...
Nenhum comentário:
Postar um comentário