Sabe aqueles sacos de comida congelada? Batata frita, ervilha, brócolis? Eles são congelados num sistema chamado de IQF, "individually quick frozen", ou congelamento rápido individual. A comida congelada neste sistema é mais fácil de usar, e prática, pois como o congelamento não é em bloco, você consegue retirar uma parte e deixar o resto pra fazer depois. O método caseiro não é assim tão "quick", mas é bastante eficiente.
Comece lavando e higienizando os pimentões. vagens, cenouras, brócolis, couve-flor, etc etc. Corte ao meio e retire as sementes., ou os ramos, ou as pontas, depende do que você vai congelar, resumindo : limpe bem.
Corte o pimentão em tirinhas. cenoura raspada ou em rodelas, brócolis e couve flor em pequenos galhos
Peque uma assadeira que entre em sua geladeira. Tenha o cuidado de ver se dá pra colocar ela retinha, pra que as fatias dos legume não caiam e encostem umas nas outras.
- Forre a assadeira com papel manteiga
- Coloque os legumes na assadeira, sem encostar uns nos outros.
- Coloque no congelador e deixe de 30 minutos a uma hora.
Retire da assadeira e coloque num saquinho. Retire o ar e volte para geladeira, só que agora para o congelador . Pronto! Agora você retira da geladeira na medida que precisar usar . Eu sempre gosto de colocar a data de congelamento com aquelas canetas que se usam para esta finalidade.
No caso de brócolis, couve flor, o branqueamento se faz necessário. Branqueamento é um processo de cozimento rápido, com interrupção. O método mais comum é mergulhar o alimento em água fervente, retirar e colocar em um banho de gelo. Retire e coloque nos sacos para congelamento e bota no freezer.
Vai ver como sua vida ficará bem mais fácil. O negócio é garimpar legumes com bons preços nas feiras , sacolões e mercados e se propor a ficar uma hora na cozinha para preparar tudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário