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terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Estresse de final de ano

Não existe mês mais estressante que Dezembro, é um corre corre inexplicável, meio absurdo, mas afinal existe e é bem dificil escapar dele. Bom... o Natal já passou , mas ainda temos o final do ano e consequentemente mais estresse, mais ressaca, mais emoções, essas coisas que inventamos para a virada do ano.

Pensando em tudo isso , descobri uns exercícios que podem ser usados nesta última semana de 2017 como também para entrar na rotina de 2018... por que não?... coisa fácil é só se habituar a fazer e logo se tornar a pessoa  mais "Zen" do pedaço.  Você só tem a lucrar, vamos lá ?




Os exercícios para acalmar o estresse têm como base a respiração
Aliviar tensão
Existem diversos exercícios feitos para aliviar as tensões. Primeiro, busque um local tranquilo e espaçoso, onde será possível movimentar-se. Dê quatro passos largos e vá respirando profundamente, depois expire todo o ar. Repita isso três vezes.
Estresse no trabalho
Ainda sentado, flexione os braços na altura da cintura, inspire e gire o tronco para a direita enquanto expira. Inspire novamente e volte o tronco para o centro. Faça o mesmo movimento agora para a esquerda. Repita cinco vezes.
Tensão nas costas
Estique os seus dois braços para frente do corpo, entrelace os dedos da mão, vire as palmas para frente e se alongue levemente. Repita o procedimento cinco vezes.
Relaxar o pescoço
Comece inclinando levemente a cabeça para frente e para trás enquanto inspira e expira. Depois, faça o movimento de um ombro ao outro. Faça movimentos com a cabeça como se estivesse fazendo círculos no ar com o nariz.
Aliviar todo o tronco
Caso tenha mais tempo, procure fazer esse exercício que irá ajudar a alongar e aliviar toda as costas, pescoço e os ombros.
Ajoelhe-se em um colchonete, coloque uma almofada sob os calcanhares e dobre o tronco para trás, tocando a almofada com as mãos. Mantenha a posição durante um minuto.
Respiração abdominal
Deite a barriga para cima, estenda as pernas e coloque os braços ao longo do corpo. Encha seu peito e abdômen de ar, inspirando pelo nariz e liberando o ar pela boca, enquanto estiver com o rosto relaxado e os lábios levemente abertos.
Meditação
O You Tube tem diversos vídeos que ensinam alguns exercícios de meditação que devem ser feitos antes de dormir, aliviando o estresse e contribuindo para uma boa noite de sono.
Coloque a ponta da língua atrás dos dentes superiores durante todo o exercício. Expire pela boca, soltando um som de assobio. Feche a boca e inspire pelo nariz. Prenda a respiração e conte até sete. Expire pela boca, enquanto conta até oito. Repita o processo três vezes.
Pratique Yoga
Procure semanalmente realizar exercícios como a Yoga. Além de ajudar a aliviar o estresse e ansiedade, segundo o site
Minha Yoga, a prática também melhora a flexibilidade e postura, fortalece os músculos e ossos, previne dores nas articulações, protege a coluna, drena a linfa e aumenta a imunidade, eleva a frequência cardíaca, abaixa sua pressão arterial, regula as glândulas adrenais, mantém a concentração e foco, controle do sistema nervoso, turbina seu sistema imunológico, dá aos seus pulmões espaço para respirar, entre vários outros benefícios.

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