quinta-feira, 16 de março de 2017

O hábito da leitura



Eu considero como maior prêmio que a vida me deu, foi aprender a ler.  Podem achar até meio idiota o que estou falando, afinal, a grande maioria do planeta sabe ler e nisso não tem novidade nenhuma. Concordo, mas quantas e quantas vezes um simples livro me ajudou a conhecer lugares inimagináveis, hábitos interessantes, crenças, culturas... Quantas vezes uma biografia me deixou ansiosa em ler e ler e ler mais sobre a vida e o trabalho de alguém.  Um romance me emocionou, uma história real , uma poesia... é realmente eu tenho este vício. Um bom livro jamais faltou na cabeceira da minha cama ao longo da minha vida. Estou pensando em comprar um Tablet, com leitor de livros, mas ainda não me acostumei muito com a ideia, até porque o corpo do livro, o peso, o tamanho me seduzem muito ainda. Enfim, a ideia não é falar de mim, nem dos meus vícios, mas sim falar do hábito de ler. 
Um norte-americano lê em média de 200 a 400 palavras por minuto. Um livro de não  ficção tem em média 50 mil palavras. Em 200 livros há 10 milhões de palavras. Se o seu ritmo for de 400 palavras por minuto, isso significa que a leitura das duas centenas de obras consumirá 25 mil minutos ou 417 horas. Parece muito tempo? Saiba que, em média, um norte-americano passa 608 horas por ano nas redes sociais e 1.642 horas anuais na frente da televisão.
Para fazer isso, basta ler um pouco mais de uma hora diariamente. O mais difícil é colocar esta teoria em prática, e fazer da leitura um hábito.
De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura, 44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro. Além disso, você já parou para pensar quanto tempo perde com discussões bobas, conversas desnecessárias em grupos (em aplicativos no celular), analisando redes sociais, ou apenas fazendo nada? Que tal trocar esse tempo por leitura?
A leitura é um hábito fundamental para quem deseja desenvolver o cérebro e ter sucesso profissional.Veja abaixo os principais benefícios desse hábito:
– Ajuda a manter o cérebro ativo (exercício mental)
– Expande o vocabulário
– Diminui o estresse
– Aumenta o Conhecimento
– Melhora a memória
– Diminui o estresse
– Melhora a concentração
– Relaxa e tranquiliza
– Melhora o pensamento crítico
Como é possível criar o hábito da leitura? Como ler mais? Como ter motivação para comprar um livro e terminá-lo rapidamente? Trouxemos 3 dicas que podem ajudar, veja abaixo:

Identifique o que você gosta

Para criar o hábito da leitura é necessário buscar temas que te chamem a atenção. Você deve ler o que gosta, e depois ir se aprofundando e conhecendo novos assuntos.

Leia sempre que puder

Não deixe para ler apenas em casa, antes de dormir. Leia no horário do almoço, no intervalo, no seu tempo livre, no ônibus, em parques, no metrô, onde puder.

Crie um ambiente de leitura

Tenha um espaço confortável e silencioso, livre de distrações. O ideal é que seja um ambiente iluminado, sem barulhos, e que nada tire seu foco.

Informações : Prime Cursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EU

Como já disse alguém : Antes de julgar a minha vida ou o meu caráter... calce os meus sapatos e percorra o caminho que eu percorri, viva as ...