terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Entrevista de Emprego - o que fazer e não fazer



O Brasil passa por uma crise inesquecível e obviamente o povo está sendo o mais prejudicado com tudo isso. Os números de desemprego aumentam diariamente e conseguir uma vaga está como ganhar na loteria.  Tudo bem, já passamos por tudo isso antes, outros países também passaram, mas vamos ser otimistas e lembrar que se você continua procurando, pode acontecer a qualquer momento. Não deixe de procurar, não desista, não culpe a crise. Seja objetivo (a ) e quando surgir uma chance de entrevista de emprego, lembre-se dos conselhos que passo para todos que estão nesta luta para conseguir um cargo. Vamos chamar isso de " Tacada da sorte " ok ?  Bora lá !

Seja você mesmo, mas SEMPRE seja educado e gentil
Parece óbvio, mas é fundamental lembrar de que o mais importante durante uma entrevista é ser educado, gentil e ser você mesmo. Não invente experiências que não teve, nem características que não tem. Muitos recrutadores analisam todos os detalhes antes mesmo da entrevista, como por exemplo, a forma com que você tratou a recepcionista. Não adianta ser educado apenas com o futuro chefe com o objetivo da conseguir a vaga. As empresas valorizam candidatos que são educados com todos, independentemente de hierarquias.

Conhecimento de mercado
Não vá para a entrevista de emprego sem saber sobre a empresa. Faça uma pesquisa sobre o mercado onde ela atua, quais serviços ou produtos vende e qual é o seu posicionamento no segmento do qual faz parte. Tenha interesse em conhecer a fundo e buscar todas as informações sobre o mercado em sua área e dados da empresa em que deseja trabalhar. Com isso, o entrevistador sentirá confiança e firmeza em seu discurso.

Invista em seu marketing pessoal
O marketing pessoal é indicado para valorizar as características de uma pessoa, e demonstrar suas competências, valores e habilidades ao mercado de trabalho. O objetivo do marketing pessoal é que a pessoa se valorize e obtenha sucesso através de suas competências, qualidades e habilidades reais.

O que nunca fazer em uma entrevista de emprego 

Quando você se encontra em uma entrevista de emprego você deve ter muito  cuidado com as palavras que você usa e as informações pessoais que menciona. Uma palavra não compreendida ou dados desnecessários pode deixá-lo fora do trabalho por mais radical que isso possa parecer Enquanto você está em uma entrevista de emprego, é importante pensar sobre o que você diz, porque tudo pode jogar contra você. A revista Forbes publicou uma lista de coisas que você não deve divulgar em uma entrevista de emprego. Vamos lá :


situação financeiraEmbora seja óbvio que se você está procurando trabalho é porque você precisa do dinheiro, não mencione isso na entrevista, não fale no salário que você tinha antes nem pergunte o quanto vai ganhar, isso nunca leva a nada de bom. Tudo vem a seu tempo.
relacionamento românticoQuando o entrevistador diz para você falar  sobre sua vida pessoal não mencione suas relações, em vez disso, concentre em falar sobre si mesmo, falar sobre seus hobbies ou habilidades significativas.
Se você está no meio de um divórcio ou você tem um problema jurídico, não mencione, a menos que o entrevistador lhe pergunte diretamente. Falar de problemas com a lei não vai deixar você bem diante de seus futuros patrões.

Saúde O entrevistador não se importa se há um mês sofreu uma doença que o levou para o hospital, não mencione, se você for selecionado para o trabalho vai  encontrar um outro tempo para discutir sua saúde.
 
Religião
Não é necessário que o entrevistador saiba que você é agnóstico, ateu ou crente. Evite discutir esta questão, a menos que a empresa que deseja trabalhar parta de uma tradição religiosa, o que você deve saber com antecedência.
Como a religião, a política é uma questão que não deve tocar. Sua resposta neste tópico podem entrar em conflito com o entrevistador, que não é bom para você. Time de futebol também pode trazer conflito. Não cite seu time de futebol. 

HobbiesQuando eles lhe perguntarem sobre seus hobbies cite  apenas aqueles que não tomam um  longo tempo, se você falar demais  sobre seus outros compromissos eles podem achar que você não vai dispor de muito tempo para a empresa. 
 
Emprego anterior
Certamente vão  saber por que você deixou seu emprego anterior, nada de errado. Não estique o assunto tente ser objetivo tipo " eu precisava de uma mudança"  não mergulhe em problemas passados nem fale mal da antiga empresa. 
Se você teve problemas com seus ex-colegas não mencione durante a entrevista,  o entrevistador pode pensar que você é uma pessoa perturbada e decidir que não é um bom candidato para a posição.
Acredito que não preciso dizer que vá com uma roupa impecável, não use gíria, cabelo arrumadinho, barba feita ( para os homens ) maquiagem discreta e roupa também ( para as meninas )
Deu por hoje?  OK, espero que você tenha várias entrevistas e colabore para que o índice de desemprego caia. Eu lhe desejo muita sorte. 
Até mais 
Ana
Fontes  :  Revista Forbes/ Prime cursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EU

Como já disse alguém : Antes de julgar a minha vida ou o meu caráter... calce os meus sapatos e percorra o caminho que eu percorri, viva as ...