terça-feira, 4 de outubro de 2016

Você precisa descansar ?




O que significa realmente “descansar” para você? E o que você faz para ficar plenamente descansado? De acordo com uma pesquisa realizada pela BBC e o Hubbub, um coletivo internacional de pesquisadores vinculados à Universidade Durham, na Inglaterra, a maioria das pessoas precisa realizar atividades “solitárias” como ler, estar em um ambiente cheio de natureza, ouvir música ou simplesmente não fazer nada para de fato descansar. As informações são da rede britânica BBC.
O Teste do Descanso, nome dado ao estudo,  foi respondido por mais de 18.000 pessoas em 134 países e traz informações sobre o que significa descansar e qual é a forma mais eficiente de fazer isso em diferentes partes do mundo. Embora possa parecer algo óbvio para muitas pessoas, o ato de “descansar” está longe de ter uma definição única e direta. Enquanto para alguns, a descansar mente e corpo é um ato simultâneo, outros só conseguem descansar a mente após “cansar” o corpo.
Quando questionados sobre quais atividades consideravam mais “relaxantes”, ler ficou em primeiro lugar, seguida de “estar em um ambiente cheio de natureza”,  “ouvir música”, e “fazer nada”. Para 16% das pessoas, descansar envolve a prática de exercícios físicos e encontrar amigos e familiares, conversar ou beber socialmente foram atividades que ficaram bem abaixo no ranking das “melhores para se descansar”.
O que chamou a atenção dos pesquisadores é que as atividades mais bem colocadas no ranking são feitas enquanto se está sozinho. Isso não significa que essas pessoas não são sociáveis ou não gostam de estar com os outras, mas apenas que não veem isso como uma forma efetiva de descanso. E isso se aplicou tanto para pessoas extrovertidas – que muitas vezes são definidas como pessoas que recarregam suas energias quando estão cercadas por muita gente -, quanto introvertidas. No ranking das pessoas extrovertidas, essas atividades sociais até apareceram mais para cima, mas ainda bem abaixo das atividades consideradas “solitárias”.

“As pessoas disseram que, quando estão sozinhas, em geral elas focam mais naquilo que estão sentindo, no seu próprio corpo e nas próprias emoções”, afirmou Ben Alderson-Day, um psicólogo da Universidade Durham e coautor da pesquisa, à BBC.
Entretanto, a ideia de que quando as pessoas estão sozinhas, elas estão mentalmente conversando consigo mesmas ou que seus cérebros estão descansando, não é totalmente verdadeira. “As pessoas disseram que só estavam conversando com elas mesmas por 30% do tempo. Há um indício de que quando você está sozinho, além de se desligar das outras pessoas, você tem a chance de se desligar do seu próprio monólogo interno também”, disse Alderson-Day.
Estudos recentes feitos com escaneamento cerebral mostraram que qundo estamos descansando, supostamente fazendo nada, nossa mente tem a tendência de passear pelos pensamentos e nosso cérebro acaba ficando mais “ocupado” do que quando está concentrado em uma só tarefa.

Constantemente cansados

É comum ouvir as pessoas reclamarem que é difícil descansar. Cerca de dois terços dos participantes disseram que gostariam de ter mais tempo para descansar. Quase um terço afirmou que precisa de mais tempo de descanso do que a média das pessoas – e 10% responderam que precisariam de menos tempo do que a média.

Fonte : Revista Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EU

Como já disse alguém : Antes de julgar a minha vida ou o meu caráter... calce os meus sapatos e percorra o caminho que eu percorri, viva as ...