quinta-feira, 5 de maio de 2016

Liquidos na refeição




Ao ingerir algum líquido, seja água, suco, refrigerante ou bebidas alcoólicas durante a refeição o suco gástrico fica mais diluído e retarda a digestão dos carboidratos e das proteínas aumentando a fermentação, que pode gerar mal estar após comer.
A refeição se torna menos nutritiva porque os nutrientes presentes na refeição podem não ser devidamente digeridos e parte das vitaminas e minerais da refeição não são absorvidas, embora as calorias permaneçam as mesmas.
Afirmar que ingerir líquidos durante as refeições engorda ou aumenta a barriga é um mito. O que acontece é que o excesso de líquido misturado aos alimentos pode dilatar o estômago, provocando uma sensação de “inchaço abdominal”, o que muitas vezes é confundido com o aumento da barriga.

Se você cultiva sempre esse hábito em todas as refeições, o seu estômago sofre essa dilatação, se torna mais "elástico". Quando o estômago está dilatado, manda uma mensagem ao cérebro avisando que ainda existem espaços vazios para serem preenchidos, então você não se sente saciado e consome mais alimentos do que normalmente seria necessário.

Esse aumento na quantidade de alimentos consumidos é que ocasionará o ganho de peso e, consequentemente, poderá contribuir para o aumento da gordura abdominal.

O maior prejuízo de se ingerir muito líquido durante as refeições está em relação a digestão. Depois da mastigação, o alimento passa pela faringe e esôfago, e vai para o estômago, onde está presente o suco gástrico, essencial para o processo de digestão.


Como tomar líquidos sem prejudicar a digestão
  • A quantidade de líquido permitida varia conforme a capacidade do indivíduo, mas em geral cerca de 100 ml é o ideal.
  • Em média meio copo de água ou qualquer outro líquido ao fim da refeição, é o suficiente para matar a sede e ajudar degustar melhor a comida e a não engasgar, não sendo prejudicial à saúde.
  • O ideal é tomar água ou outros líquidos claros, como chá ou suco de fruta, 30 minutos antes de comer e quando chegar no final da refeição, tomar meio copo de líquidos para melhorar a digestão e não ficar com a barriga muito cheia ou estufada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EU

Como já disse alguém : Antes de julgar a minha vida ou o meu caráter... calce os meus sapatos e percorra o caminho que eu percorri, viva as ...