domingo, 10 de abril de 2016

Conservando os alimentos



Com a crise que atinge o Brasil, com a volta da inflação, estamos muito preocupados com o que gastamos e a cada dia desenvolvemos uma nova maneira de economizar e preservar as coisas que compramos para que tudo entre no nosso orçamento mês a mês. Sim a ordem é cortar despesas e é o que estamos observando no comportamento do povo tenso e preocupado com o rumo que estão tomando as coisas.  Vou falar hoje de conservação de alimentos, pois é muito triste pagarmos por comida que por um deslize nosso acabam por apodrecer na geladeira ou na dispensa.Isso tudo sem falar no meio ambiente que também agradece quando nós o favorecemos com cuidados.
Tão importante como escolher os alimentos frescos e em boas condições, é guardá-los devidamente de forma a que as suas propriedades não se deteriorem com o tempo e possamos aproveitar todas as suas vitaminas.
 1. ERVAS EM “BOUQUET”
Conserve a salsa, manjericão, coentros num copinho com água fresca, dentro da geladeira.A salsinha , principalmente com o preço de 3,50 reais tem a tendência de amarelar em poucos dias. Na água e na geladeira  Assim, duram mais tempo e ficam mais frescas.
2. BANANAS MAIS DURADOURAS
Para que as bananas durem mais tempo, envolva o “cacho” em papel de filme para retardar a libertação de gás etileno, que faz com que esta fruta amadureça mais rapidamente.principalmente no calor que estamos passando
3. LIMÕES MAIS SUCULENTOS
Para que os limões permaneçam mais suculentos, coloque-os na geladeira ,dentro de um saco plástico.
4. CEBOLAS E BATATAS SEPARADAS
As cebolas contêm um gás que faz com que as batatas apodreçam mais rapidamente. Conserve-as separadamente num lugar seco e a temperatura ambiente.
5. GUARDAR FRUTOS SILVESTRES
Frutos silvestre devem ser passados por vinagre e guardados em sacos de papel, para retardar o aparecimento de fungos.
6. CORTAR A RAMA DA CENOURA
Cortar a rama da cenoura, que também é comestível, e guardá-las separadamente, faz prolongar o seu tempo de vida.
7.  FRUTAS NA FRUTEIRA
Verifique sempre as frutas pois estas são fáceis de  apodrecer, para que não haja contaminação cruzada, pode borrifar com água a fruta que se armazena na fruteira, para a refrescar. Se reparar, é assim que fazem nos mercados.Se alguma iniciar o  apodrecimento com certeza vão contaminar as demais. Isole-as no ato.
8. LEGUMES SEMPRE FRESCOS
Os legumes devem ser embalados em sacos herméticos para prolongar o seu tempo de vida e seu sabor. Coloque na parte mais próxima do congelador, alimentos que precisem de maior refrigeração.
9. RECIPIENTES ADEQUADOS
Sempre que restam algumas sobras e você decida guardar, deve,, fazê-lo em recipientes de vidro. O plástico acaba por “absorver” o sabor dos alimentos e contaminá-lo, por libertar toxinas, que alteram o seu sabor.
O vidro é quimicamente inerte, pelo que não altera as suas propriedades nem afeta os alimentos com que está em contacto. Vale o investimento, pense na sua saúde.
10. BOLOS
Se não tiverem qualquer tipo de recheio, podem ser conservados numa boleira, numa superfície seca. Se com creme, aí sim, devem ser conservado na geladeira.
11. OVOS
Devem ser colocados na geladeira, mas não na porta. O abrir e fechar faz com que haja variações constantes de temperatura e ovos  são muito perecíveis.
12. PÃO SEMPRE FRESCO E FOFO
A melhor forma de preservar o pão é dentro de um saco de pano, faz com que fique mais “fofo”,congelar  o pão nem sempre funciona bem
13. MANTER FRUTAS DELICADAS ALINHADAS
Amoras, mirtilos, morango, ameixas… devem ser mantidas numa fila só. As sobreposições fazem com que se toquem e amadureçam muito mais rapidamente.
14. VINHO
O vinho deve ser preservado em locais frescos e longe da luz direta.
15. LEITE E DERIVADOS
O leite deve ser sempre guardado na geladeira  depois de aberto. No caso dos queijos, há diferentes regras de acordo com a composição. A leitura de rótulos é fundamental nestes casos.
Tenha sempre atenção aos rótulos, principalmente a data de validade. Na maioria das vezes um produto fica mais barato de repente, pois sua data de validade está vencendo. Leve à risca as instruções de conservação de alimentos para evitar desperdícios e boa sorte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

EU

Como já disse alguém : Antes de julgar a minha vida ou o meu caráter... calce os meus sapatos e percorra o caminho que eu percorri, viva as ...