quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Férias


É isso aí as férias estão bombando, tem gente que já foi, tem gente que ainda está arrumando malas. Se você vai para um Hotel, acredito que não sejam necessárias muitas recomendações, apenas aquelas de sempre, tipo, siga os horários de refeições, respeite os porteiros, camareiras, seja gentil, sorria. Se for em excursão a mesma coisa, procure não se atrasar nos horários para passeios, fale baixo, seja simpático com a turma e cumpra as regras. 

Se você alugou uma casa na serra ou no litoral é importante que você mantenha e entregue a casa na melhor forma possível, afinal a casa é alugada, não é sua, então vamos lá, quebrou= consertou, estragou= recupere, bagunçou= arrumou.

Agora se a sua opção for visitar aquele parente ou amigo distante, é melhor ler isso até o fim . Por maior que seja a intimidade é sempre bom seguir algumas dicas para não fazer feio, afinal você quer ser convidado novamente e é obvio que também terá que oferecer sua casa,para o anfitrião. Então vamos as dicas:



Seja Pontual


A não ser que você passe por algum perrengue na viagem, o ideal é chegar o mais próximo do horário combinado possível. Atrasar mais de 30 minutos pode atrapalhar toda a programação do dono da casa e ainda o deixará bem furioso. Carregue o celular e avise o que está acontecendo, mantenha-o avisado.

Leve uma "lembrancinha " de sua cidade

Claro que ninguém precisa providenciar um presente luxuoso ou caríssimo, mas é de bom tom levar algo como um pequeno gesto de agradecimento. Podem ser flores, biscoitos caseiros ou até um vinho. Com certeza você arrancará do seu anfitrião um sorriso de orelha a orelha.


Cuidado para não" sentir-se em casa demais"

Atenção, atenção, notícia de última hora: quando as pessoas dizem "sinta-se em casa", na verdade eles estão sendo educadas. Nem pense em deixar suas malas, roupas e sapatos espalhadas por todo o canto, ok? muito menos se você tiver crianças. Procure dar o mínimo de trabalho.


Ofereça sempre ajuda nas tarefas de casa 

Colocar as compras no armário, lavar a louça, varrer a casa, olhar as crianças,  não importa qual seja a tarefa do dia, sempre esteja pronto para ajudar. Provavelmente, a dona da casa dirá que não é necessário, mas você se colocar à disposição é fundamental. Se você estiver em um quarto de hóspedes, arrume-o assim que acordar. Nada de bagunça.



Ajude nas compras do mercado 


Seu anfitrião já abriu as portas da casa para você. Então, nada de ser pão duro nessa hora. Vá ao mercado, compre coisas para o café da manhã, pague um jantar, um vinho, uma sobremesa. 

Levante e durma no mesmo horário que o seu anfitrião
Mesmo que os horários saiam um pouco da sua rotina normal, fazer isso ajudará os donos da casa a terem uma boa noite de descanso. Se for sair e voltar tarde, avise-os para que não fiquem preocupados, faça o mínimo de barulho e leve as chaves..

Não fique andando de pijama ou camisola pela casa, não é elegante, não deixe o volume da TV muito alto, não se intrometa de forma alguma caso haja alguma divergência com os moradores da casa.


Não esqueça de agradecer.

Nunca, jamais, em hipótese alguma deixe de agradecer. É simples, rápido e indolor, mas na emoção das despedidas você pode deixar passar esse momento imprescindível. É elegante mandar um buquê de flores ao final da estadia, deixando à disposição também a sua casa para uma ocasião futura. 

Um comentário:

EU

Como já disse alguém : Antes de julgar a minha vida ou o meu caráter... calce os meus sapatos e percorra o caminho que eu percorri, viva as ...