sábado, 5 de dezembro de 2015

Vá plantar batatas...



Um dia alguém disse " Vá plantar batatas". E desde então, as batatas são plantadas, colhidas e servidas em quase todas as ocasiões, seja no Fast food da esquina, seja nos grandes banquetes,guarnecendo pratos requintados,  reuniões de amigos, com cervejinha,enfim toda hora é hora. O nome real deste  tubérculo  popularíssimo no mundo, é solanum tuberosum, não sei como, nem de onde proveio, admite-se que tenham sido os espanhóis  a divulgar o seu cultivo e que tenha  chegado à Europa em 1534.
Vou dar umas dicas de como trabalhar melhor com "batatas"

Cozidas com casca -Ao cozinhar dessa forma as batatas, mesmo que sejam batatas doces ou holandesas, eu sugiro que coloque dentro da panela umas folhas de couve, assim a panela não ficará escura  poupando trabalho na hora de lava-la.
Antes de levar ao fogo, se as batatas forem grandes, fure-as com um garfo fino. Isto fará com que cozinhem por igual, ficando perfeitas , sem rachar.
A batata doce cozinha mais rapidamente quando levada ao fogo somente com água, deixe para acrescentar o sal assim que a água começar a ferver. Tampe a panela em seguida.
O grande problema é que na panela de pressão elas desmancham facilmente, eu prefiro cozinhar em panelas comuns. "A pressa é inimiga da perfeição".

Cozidas sem casca-  No momento de cozinhar as batatas, coloque um pouco de azeite na água em que vão ser cozidas. Elas ficarão perfeitas, não desmancharão e não grudarão no fundo da panela.

Você esqueceu as batatas cozinhando no fogo? xiiii a água secou e elas começaram a queimar?.
Não tem importância, basta transferi-las para outra panela ( sem raspar o fundo) e coloque outra água, deixando ferver novamente. O gosto queimado desaparecerá ; e estão salvas suas batatas. Aproveite e experimente fazer com elas um gostoso purê, substituindo o leite por uma caixinha de creme de leite. Ficará leve e saborosíssimo.

Fritas - Colocando sal depois de prontas, elas não murcharão. Para a batata palha  ficar bem sequinha, deixe-a de molho em água gelada na geladeira, no mínimo meia hora antes de fritar.

Gostou dos clichês?  então "ao vencedor, as batatas"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EU

Como já disse alguém : Antes de julgar a minha vida ou o meu caráter... calce os meus sapatos e percorra o caminho que eu percorri, viva as ...