quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Peixes



Peixes com certeza fazem parte das melhores dietas, consumidos de várias formas , os peixes, quase sempre preservam a totalidade dos seus nutrientes. O ômega 3, por sinal, é a grande estrela quando de trata das maravilhas vindas do mar. Esse tipo de ácido graxo, encontrado principalmente nos habitantes de águas frias, como salmão, sardinha, anchova, tainha, bacalhau, promove uma faxina geral nas artérias, Faz também seu coração bater forte porque aumenta o colesterol bom HDL ) e reduz o ruim (LDL), diminui o índice de triglicérides e a pressão sanguínea, prevenindo infarto e derrame.

Pensando em todos esses benefícios resolvi dar umas dicas e segredinhos sobre estas tão saborosas criaturas do mar, não esquecendo que sardinha e atum em lata também são opções muito boas.

Bacalhau: Para dessalgar o bacalhau que não esteve de molho como normalmente fazemos, faça o seguinte: leve-o ao fogo para aferventar com bastante água, juntando a ele quando começar a ferver um grande punhado de sal, deixando ferver um pouco. Após alguns minutos escorra, lave-o com água limpa, e verá como ele dessalgou sem muito drama de ficar trocando água , etc.

Camarão: antes de começar a trabalhar com os camarões, mergulhe-os por uns 20 minutos em água fria com um pouquinho de vinagre ou limão; Eles vão ficar mais durinhos. Destripe os camarões antes de descascar e aferventar. A melhor maneira de fazer isso sem muito esfôrço e sem arrebenta-los, é usar uma agulha de crochê bem fina, ou então o velho e conhecido palito, que não é o melhor indicado, mas também resolve. Tenha uma agulha de crochê para isso, é a melhor solução. Os camarões cozidos com casca ficarão com uma bonita cor rosada. Afervente-os antes de congela-los, a não ser que já os tenha comprado assim. Quando do seu preparo não deixe por muito tempo , camarão muito cozido ou manipulado acaba por endurecer e ficar meio borrachudo. Lembre-se o seu  preparo é rápido.

Lagostas - Estas, como todos os crustáceos, quando adquiridos frescos, deverão ser imediatamente aferventados.

Mariscos- Só podem ser comidos muito frescos, logo após terem sido extraídos das pedras, leva-los ao fogo para serem aferventados em panela tampada, sem água, cozinhando apenas com o calor. Rapidamente eles se abrem.

Peixes em geral : Saiba como conhecer o peixe fresco : as guelras deverão estar de um vermelho vivo, os olhos e escamas brilhantes. as carnes deverão ceder ao aperto mais forte dos dedos e o cheiro deve ser suave.  Peixes adquiridos em mercados ou peixarias, devem ser limpos imediatamente para serem congelados, pode ser inteiro , em postas ou filés; ele durará por muito tempo.
Antes de temperar os filés de peixe, deixe-os ficar de molho no leite por alguns minutos. Depois lave e tempere. Ficam mais saborosos.
Ao cozinhar postas de peixe, coloque na água de fervura um pouquinho de vinagre para que fiquem branquinhas e não quebrem. Cozinhe peixe em fogo lento, a água não deve borbulhar.

Salmão : este alimento é super saudável,  mas infelizmente ele custa um pouco caro e por isso não podemos errar a forma de preparo e a melhor forma, sem duvida é grelhado servido com legumes na manteiga e arroz fica ótimo. 

Como comprar :  Observe as condições da embalagem, não devem ter furos ou danos, ao abrir a embalagem o peixe deve estar úmido, firme e com coloração uniforme.
  1. Escolha um bom pedaço de salmão, ele não deve ser muito grosso nem muito fino.
  2. Sempre tempere o salmão previamente com sal, pimenta do reino branca, limão e um bom azeite. O ideal é deixar na marinada com a pele para baixo e dentro da geladeira por pelo menos 15 minutos, mas quanto mais tempo estiver na marinada, mais sabor ele vai pegar.
  3. Aqueça a frigideira ou Grill em temperatura alta e quando estiver quente reduza e coloque um pouco de azeite e coloque os filés bem separados, e deixe por 3 minutos de cada lado. (Não fique mexendo no peixe, deixe ele lá bem bonitinho).
  4. Depois de grelhar os 2 lados vai perceber uma mudança de cor, mas rosa opaco. Tá pronto.
Atenção: Se ele ficar muito tempo pode ficar seco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EU

Como já disse alguém : Antes de julgar a minha vida ou o meu caráter... calce os meus sapatos e percorra o caminho que eu percorri, viva as ...