sábado, 11 de julho de 2015

Açucar Mascavo engorda?

 

 

Informações nutricionais do açúcar mascavo

Antes de podermos responder se açúcar mascavo engorda, precisamos descobrir as informações nutricionais do açúcar mascavo. Esses dados te darão uma ideia de por que (ou por que não) o açúcar mascavo pode contribuir para o ganho de peso.
Uma colher de chá de açúcar mascavo tem apenas 11 calorias, então não é contar calorias que está te fazendo ganhar peso com açúcar mascavo. Açúcar mascavo também não tem gordura, colesterol ou sódio, que são tradicionalmente o que você quer evitar.
Como um carboidrato, açúcar mascavo tem 3 gramas de carboidratos e 3 gramas de açúcar, o que é insignificante considerando que é uma porção tão pequena da sua recomendação diária.
Sem vitaminas ou minerais adicionados ao seu corpo com o consumo de açúcar mascavo, você pode começar a ver por que as pessoas querem saber se açúcar mascavo engorda.

O que é mais saudável?

ADVERTISEMENT
Açúcar mascavo natural é livre de qualquer toxina prejudicial quando processado como ácido fosfórico, ácido fórmico, dióxido de enxofre, conservantes ou quaisquer floculantes, surfactantes, agentes que causam inchaço ou modificadores de viscosidade. Açúcar “crú” tem 11 calorias a cada 4 gramas. É rico em minerais naturais e vitaminas como ferro, potássio, magnésio, cálcio e fósforo.
Como podemos ver, o açúcar mascavo é muito mais saudável que açúcar branco. Isso quer dizer que açúcar natural não engorda? Não exatamente.

Açúcar mascavo e o ganho de peso

Então se açúcar mascavo tem poucas calorias e nada de gordura, como o açúcar mascavo engorda?
Bem, a resposta está nos nutrientes que o açúcar mascavo não tem ao invés dos que ele tem. Por ter 3 gramas de açúcar e nada de fibras, açúcar mascavo é considerado um amido ruim. O açúcar mascavo engorda porque é fácil de quebrar e você tem 11 calorias por colher de chá sem nenhum valor nutricional.
Então, alimentos com muito açúcar mascavo podem contribuir para ganho de peso.
A verdade é que o açúcar mascavo não é muito diferente do que o açúcar refinado no que se refere a engordar ou ajudar a emagrecer. Essa cor marrom é em função da presença de melaço, um produto derivado da beterraba e cana-de-açúcar. Este componente é que dá um ar mais saudável a este açúcar, já que ele tem minerais como o magnésio, cobre e ferro e também vitaminas do complexo B. Na prática, a quantidade deste nutrientes é muito baixa. Então, é melhor que nada, mas nada que justifique dizer que emagrece e é saudável.
A diferença entre o açúcar branco refinado e o mascavo é realmente que o refinado contém somente sacarose e é dessa forma somente fonte de energia. Mas o açúcar mascavo engorda mais ou menos que o refinado?
Na quantidade de 100 gramas de açúcar mascavo há aproximadamente 375 calorias. Já no açúcar branco, há cerca de 400 calorias. Mas sendo realista, pode-se dizer que dá no mesmo porque embora o açúcar mascavo tenha menos calorias quando comparado ao mesmo peso do açúcar refinado, normalmente as pessoas usam uma maior quantidade de açúcar mascavo para adoçar. Isso acontece também porque a densidade do açúcar mascavo é maior pelo mesmo volume e isso também contribui para a pessoa fazer um consumo maior.

Eliminar o açúcar?

Uma coisa que muitas pessoas que fazem dieta tentam fazer é cortar completamente o açúcar mascavo assim como outros açúcares de suas dietas. Isso é admirável, mas praticamente impossível considerando que a maioria dos alimentos tem alguma forma de açúcar.
O uso mais comum do açúcar mascavo é em panificação, que é a razão de muitas pessoas se perguntarem se açúcar mascavo engorda. Não é tanto o açúcar mascavo quanto os pedaços de chocolate, ovos farinha e manteiga, que são misturados ao açúcar mascavo, que te fazem engordar.

Limitar a ingestão

A melhor forma de evitar que açúcar mascavo te faça engordar é limitar a quantidade de açúcar processado que você consume. Açúcares processados incluem refrigerantes, doces e bebidas com sabor de frutas. Adoçantes artificiais estão no topo da lista de açúcares processados e foram até ligados ao ganho de peso, enquanto açúcares naturais podem ser encontrados em frutas e vegetais.

Mas quando de açúcar mascavo é considerado uma “quantidade limitada”?

Manter sua ingestão de açúcar a um mínimo não te fará engordar! De acordo com a Associação Americana do Coração, você deve consumir menos da metade do seu total de calorias diárias a partir de açúcar, incluindo açúcar mascavo. Para homens, isso quer dizer não mais que 150 calorias por dia, e 100 calorias para mulheres.
Se você está preocupado com a possibilidade do açúcar mascavo te fazer engordar, ingira a maior parte do seu açúcar de fontes naturais.
Perder peso com sucesso já requer que você corte alimentos altamente calóricos que oferecem pouco valor nutricional, muitos dos quais contêm quantidades desnecessárias de açúcar. Use açúcar mascavo raramente e apenas quando preciso.

Fonte - Boa Forma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EU

Como já disse alguém : Antes de julgar a minha vida ou o meu caráter... calce os meus sapatos e percorra o caminho que eu percorri, viva as ...