terça-feira, 26 de setembro de 2017

Vamos jogar bilhar ?



Na novela NOVO MUNDO que a Rede Globo acabou de exibir, muitos se surpreenderam ao saber que a personagem Maria Leopoldina, gostava de jogar bilhar. Sinuca, Bilhar ou Snooker, é um jogo interessante, que não sei porque,se
tornou um privilégio masculino, talvez pelo fato que em alguns bares de frequência masculina maior, sempre existir uma mesa de Sinuca. Isto não quer dizer que mulher não pode jogar, muito pelo contrário, mulher pode tudo e tem raciocínio mais rápido, me perdoem os homens, mas é uma realidade.
Eu acho um jogo animado, gostoso que diverte, distrai e faz o tempo passar depressa. Pensando nisso resolvi postar as regras do jogo para vocês... vai que alguém goste e queira aprender então
vamos lá : 
REGULAMENTO DO JOGO DE BILHAR

1. A partida é jogada com 15 bolas coloridas e numeradas de 1 a 15 e uma bola branca (bola de jogo).

2. O inicio da partida é dado por um dos jogadores escolhido por sorteio ou de comum acordo.

3. As bolas devem ser arrumadas em forma triangular com a mão ou com o equipamento específico (triângulo), sem a bola 8 na mesa.
4. Ao dar início a partida o jogador deverá atirar a bola de jogo (branca ) nas demais bolas arrumadas.

  • Se encaçapar uma bola sendo essa numerada de 9 a 15, essas serão as bolas a ser encaçapadas por ele.
  • Encaçapando uma bola de numeração 1 a 7 essas serão as bolas que deverão ser por esse encaçapadas,
  • Encaçapando mais bolas, se uma maior e outra menor, este prosseguirá na jogada podendo ainda escolher uma nova sequência de bolas;
  • Se a bola de jogo suicidar ou saltar fora da mesa, uma nova saída será dada , mas pelo adversário.
  • Nova saída também será dada pelo adversário , se o jogador encaçapar uma ou mais bolas e a bola de jogo saltar da mesa, na tacada inicial.

5. Ao encaçapar uma bola da sequência escolhida o jogador terá direito a uma nova tacada.

6. Ao atirar numa bola colorida e esta rodar por sobre as bordas da mesa e vir a encaçapar, a jogada será validada e a partida continuará normalmente.

7. Ao atirar numa bola e a bola de jogo não percorrer mais de 20cm, a jogada continuará e a bola de jogo não retornará ao seu lugar inicial e a bola colorida não poderá ser encaçapada.

8. Encerrará suas jogadas o jogador que encaçapar todas as bolas de sua série, que lhe foram destinadas inicialmente.
9. Após encaçapar a série de bolas de sua série, a próxima bola será a bola 8, que será encaçapada obdecendo o seguinte:


  • Deverá sempre ser colocada pelo adversário, em uma das cabeceiras da mesa sempre que possível;
  • Deverá ser colocada de tal forma que permita a passagem de pelo menos duas bolas, entre essas e as demais bolas.
  • Deverá ser encaçapada mediante indicação prévia (cantada) do jogador;
  • Em não atendendo a indicação do jogador ; mesmo que esta venha a ser encaçapada, perderá este o jogo, mesmo que tenha bolas para "pagar" a bola 8;
  • Se o jogador encaçapar a bola 8 e vier a encaçapar a bola branca - "suicidar", este perderá a partida;
  • Ao encaçapar a última das bolas de sua série e encaçapar simultaneamente a bola 8, a jogada será validada se o jogador "cantá-la".
  • Ao atirar na bola 8 e a bola de jogo cair fora da mesa o jogador perderá a partida, mesmo que tenha bola(s) para ”Pagá-la".
  • Na disputa pela bola 8, se a bola de jogo não percorrer mais de 20cm (errar a bola), o jogador perderá a partida;
10. A bola de jogo caindo fora da mesa ou ser encaçapada (Suicídio),voltará a marca e o jogador perderá a menor bola de sua série.

11. Ao encaçapar uma bola e restando a bola de jogo,como última, esta não poderá ser segura pelo jogador.

12. As mãos, o taco, as vestimentas dos jogadores fazem parte do jogo portanto uma bola deslocada não deve ser reposta, por nenhum dos jogadores;

13. A mesa de jogo não serve para apoiar os jogadores,que deverão usar o "fancho" ou prolongador quando necessário;

14. O jogador deve tratar as bolas com delicadeza,pois uma "porrada" que danifique qualquer bola, poderá acabar com seu jogo e também dos demais jogadores;

15. A sinuca somente será validada desde que a bola de jogo caminhou mais de 20cm (sujinha não vale).

16. A bola colorida que cair fora da mesa, retornará a esta em ponto contrario à saída, desde que não seja a bola 8, que ao cair fora da mesa, dará ao adversário a vitória da partida.

17. Em nenhuma hipótese poderá um jogador atirar em bola que não seja a de sua série, se tal ocorrer perderá uma bola para o adversário e se for na disputa pela bola 8,este perderá a partida.

18. Ao errar uma bola o jogador pagará a menor de sua série , desde que não seja a bola 8,que se errada permitirá a vitória ao adversário.

19. O jogador ao encaçapar a última bola de sua série e não havendo sido a bola 8 colocada na mesa, a partida continuará colocando-se a bola 8 na mesa e terá sequência o jogo com a tacada sendo iniciada por este jogador com a bola de jogo voltando a marca de saída

20. Se o jogador encaçapar a bola 8 e ao mesmo tempo encaçapar uma ou mais bolas do adversário, este perderá a partida.

21. O jogador que palpitar "sapo" interferindo na jogada de um adversário,será convidado a se retirar do recinto e se já classificado perderá uma próxima partida, se já eliminado ficará a penalidade a critério da comissão organizadora.

22. Toda partida terá um juiz, escolhido pelos jogadores, que terá amplos poderes para decidir os casos duvidosos.

23. Em nenhuma situação poderá a bola de jogo ser segura "parada" pelo jogador.

Até mais

Ana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EU

Como já disse alguém : Antes de julgar a minha vida ou o meu caráter... calce os meus sapatos e percorra o caminho que eu percorri, viva as ...