domingo, 20 de dezembro de 2015

Boas Maneiras

Eu sei que essa coisa de "Boas Maneiras" está meio ultrapassada, a sociedade em geral aceita bem e respeita as características de cada pessoa, mas existem regrinhas básicas que nunca saem de moda e não é bom esquece-las principalmente agora que entramos em período de festas e convites aparecem e ninguém quer pagar mico ou passar por desavisado. Por tanto, com todo carinho ai vão algumas:


É gentil levar flores, vinho  ou algum mimo para a dona da casa.

Se houver um brinde não é necessário fazer "tim tim" no copo de todos.  Só comece a beber depois de ter feito o brinde, mesmo que você não beba, apenas encoste o copo nos seus lábios e depois coloque-o sobre a mesa.

Ao tomar vinho ou champanhe nunca segure no corpo da taça, sempre segure  na haste.  Ao aceitar um prato não diga nada, mas ao recusar diga apenas "não, muito obrigado

 Não beba toda água ou todo o vinho de uma vez só. Intercale com pequenos goles.

 O pão deve ser partido com as mãos em pedaços pequenos, após passar manteiga ou patê leva-se a boca com as mãos também, nunca com garfo.

 É simpático ligar ou enviar um e-mail no dia seguinte, agradecendo e cumprimentando os anfitriões , mas não é obrigatório


 Uma mulher não se levanta quando é apresentada a outra mulher. Só levanta se está mulher, for uma senhora idosa.

 Em um casamento, ao cumprimentar os noivos, seja breve.



 Mantenha boa postura, não se esparrame na cadeira, jamais coloque os cotovelos ou debruce sobre a mesa.  Se houver um guardanapo de tecido, desdobre-o e coloque sobre os joelhos. No final da refeição, deixe-o solto sobre a mesa, casualmente ao lado direito do prato, sem dobrar. Isso só deve ocorrer após o último prato ser servido e inclui a sobremesa e o café, que por insistência da dona da casa, deva ser tomado em outro local da casa. Lembre-se o jantar termina quando a dona da casa se levanta da mesa e começa quando ela começar a comer.

Utilizando os talheres corretamente: Não utilize faca para comer massas, No caso de uma lasanha, corte-a com o garfo.
Enrole o macarrão no garfo com a ajuda da colher
Se por  acaso você não consiga conduzir o garfo com o alimento até a boca com a mão esquerda, não há problema. Segure o alimento a ser cortado com o garfo na mão esquerda. Corte com a faca que estará na mão direita. Descanse a faca na aba superior do prato e transfira o garfo para a mão direita, conduzindo o alimento até a boca com elegância, sem pressa.
Pode ser usado talher próprio para comer peixe, mas se o peixe for frito, utilize apenas o garfo.
Ao mastigar um peixe com espinha não perca a classe. A forma mais sutil de se livrar da espinha é cobrir a boca com a mão esquerda em forma de concha, pegar com os dedos polegar e indicador e coloca-la no canto do prato
Quando terminar de comer, os talheres devem ser colocados juntos e paralelos no centro do prato com as bases voltadas para baixo. Tanto faz que seja na horizontal, diagonal ou na vertical, mas mantenha a faca acima do garfo ou à direita. Esse é o sinal de que você encerrou a refeição. Em almoços ou jantares servidos "a francesa" é a hora que o garçon retira o seu prato e pode colocar outro se for servido mais alguma coisa. 
Se houver muitos talheres na mesa, comece sempre de fora para dentro!  Eles já devem estar dispostos assim, caso esqueça, espere alguém começar a comer e copie. Cuidado para não trocar os talheres

Se algum pedaço de frango tiver osso, não hesite, pode pega-lo delicadamente com a mão, se não tiver, corte-o normalmente com a faca.
Para comer pudim, sorvete ou creme, use sempre a colher de sobremesa e se precisar de uma ajuda use o garfo 

As taças de champanhe devem ser servidas só pela metade para a bebida não esquentar antes de chegar ao fim. 
Quando for servir o café, arrume as xícaras, com a base no pires e o bule na bandeja. Caso a dona da casa não queira colocar o bule na bandeja, as xícaras poderão ser levadas com o café já servido. Ofereça o café sempre sem açúcar, mas pode colocar os saquinhos  de açúcar diet, açúcar refinado,mascavo ou em gotas  na própria bandeja ou em lugar bem visível e fácil.

Tanto a azeitona, como frutas que enfeitam a borda do copo de um drinque podem ser comidas. O melhor é faze-lo rapidamente para que não se torne incômodo tomar a bebida ou que caiam no chão.

Em mesas finas não há paliteiros, Nunca, mas nunca mesmo, palite os dentes na mesa. O ideal, e que toda anfitriã deve saber, é deixar palitos e fio dental visíveis para os convidados no lavabo, ou banheiro social .

No restaurante não é delicado interromper a refeição de ninguém que esteja comendo, Se a intimidade for grande, cumprimente rapidamente, sem pegar na mão, abraçar ou fazer as pessoas se levantarem.

Pegue os salgadinhos com a mão, o guardanapo serve apenas para limpar seus dedos e lábios antes de levar o copo à boca, evite também enxugar o suor com o guardanapo.

Nunca fale enquanto estiver mastigando e por favor,  jamais mastigue com a boca aberta.

Os guardanapos não devem ser trocados a cada novo salgado, caso você morda um salgadinho e o queijo insista em esticar, o ideal é cobrir a boca com um guardanapo para poder partir o queijo com os dentes e remover o excesso com o próprio guardanapo

Não se deve encher o prato em demasia nem misturar muitas comidas de uma vez, lembre-se, você está em uma festa, não no restaurante por quilo.
Se estiver jantando em casa de amigos e o prato principal tiver o ingrediente que você tem alergia ou não gosta, aceite apenas os acompanhamentos e/ou guarnições, sem fazer alarde. Só comunique a dona da casa, se ela perguntar;  responda sem chamar atenção, com delicadeza, mas não minta.
Se ninguém percebeu, disfarce tocando a comida com os talheres.

Se precisar ir ao banheiro no meio do jantar, peça licença à pessoa que estiver sentada ao seu lado, tomando cuidado de não interrompê-la se ela estiver falando. Saia sem muito alarde.
Caso esteja resfriado( a ) e precise espirrar, coloque a mão em concha sobre o nariz e os lábios e tente espirrar sem fazer muito barulho, mantendo a boca fechada. Se for uma sequência interminável de espirros procure se deslocar para o banheiro até passar.


Seja sempre elegante, sorria, fale baixo, seja gentil. Com o passar do tempo  não vão lembrar  muito da sua roupa, do seu cabelo, da sua maquiagem, mas provavelmente vão lembrar da sua educação .



Nenhum comentário:

Postar um comentário

EU

Como já disse alguém : Antes de julgar a minha vida ou o meu caráter... calce os meus sapatos e percorra o caminho que eu percorri, viva as ...