domingo, 26 de julho de 2015

Cores no paisagismo

As cores devem ser usadas com parcimônia, pois podem influenciar nosso corpo e mente. É importante no entanto obtermos uma boa variedade de cores no jardim para que ele não se torne monótono ou cansativo. Conheça abaixo os efeito das cores no paisagismo.
Vermelho
Vermelho: Está relacionado com o fogo e tem o poder de despertar a sexualidade e a agressividade. O vermelho deve ser usado como um tempêro, para dar mais vida e alegria ao jardim. Em excesso pode se tornar muito irritante e cansativo. Sugestões de flores e plantas: rosa, cravo, érica, alegria-dos-jardins, helicônias, berí, alpínia, rabo-de-gato, dracena-vermelha, clívia, grevílea, etc.
Azul
Azul: É a cor ligada ao frio. Tem o poder de acalmar e favorece a meditação e a serenidade dos espectadores. Só não é recomendado o uso em excesso para pessoas com tendência à depressão. Sugestões de flores e plantas: sálvia-farinhenta, lavanda, agapanto, aguapé, flox, falso-íris, íris, flor-de-são-miguel, evólvulo, glicínia, etc.
Amarelo
Amarelo: É a cor do sol e do ouro. O amarelo influencia a atividade mental, melhorando o raciocínio e a comunicação das pessoas, traz extroversão ao jardim, tornando-o convidativo, estimulante e aconchegante, próprio para bate-papos interessantes. Sugestões de plantas: narciso, calanchoe, camarão, amarelinha, grama-amendoim, alamanda, orquiídea-oncídio, hemerocális, etc. Pode ser utilizado através de plantas variegadas de amarelo também.
Verde
Verde: A cor símbolo da natureza, é a principal responsável por tornar os jardins os locais ideais para afastar o estresse e buscar o equilíbrio. Tem efeito revigorante, recuperando as energias. Deve ser explorado em diversas tonalidades e com misturas com outras cores para não se tornar excessivamente sóbrio e sem graça. Sugestões de plantas: agave-dragão, alface-d’água, buxinho, ligustro, murta, guaimbê, filodendro, etc.
Violeta
Violeta: É a cor da espiritualidade. Deve ser utilizada para acalmar e confortar. É indispensável em em jardins contemplativos e para a meditação. Sugestões de espécies: Barléria, violeta, amor-perfeito, alfazema, petúnia, brinco-de-princesa, carriola, jacarandá, hortênsia, etc.
Laranja
Laranja: Estimulante, o laranja desperta o entusiasmo e o apetite, ajudando a levantar o alto-estima e o astral. É muito indicado para espaços de refeições, áreas esportivas, clínicas e hospitais. Em combinação com o vermelho e o amarelo produz excelentes efeitos. Sugestões de plantas: maria-sem-vergonha, tagetes, zínia, cambará, calêndula, columéia, picão, estrelítzia, hemerocális, chapéu-chinês.
Branco
Branco: Ilumina o jardim e traz paz e pureza. Não deve ser utilizado isoladamente, sob pena de tornar o ambiente monótono e sem graça. Sugestões de Espécies: margarida, mosquitinho, agapanto, lírio-do-brejo, crino, espirradeira, jasmim, verbena, dedaleira, etc. Pode ser explorado também nas plantas com folhas variegadas de branco.
Preto
Preto: De caracteríticas um tanto sóbrias. Pode ser usado apenas em pequenos detalhes para conferir sofisticação. Há poucas espécies que possuem variedades com flores de cor preta, como tulipas, amores-perfeitos, hemerocális, gérberas, lótus e orquídeas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Google+ Followers

Pesquisar este blog

aproveite e curta nossa página

Pinterest

Flag Counter

Flag Counter

Arquivo do blog

Resumos Biográficos