sexta-feira, 23 de setembro de 2016

A temida TPM


A síndrome de tensão pré-menstrual  ou TPM é um conjunto  de sintomas físicos e emocionais que a mulher apresenta alguns dias antes da menstruação, em torno de uns 5 a 10 dias antes de menstruar, e que vão aumentando de intensidade, e são sintomas que desaparecem assim que a menstruação vem.  Algumas mulheres podem apresentar os sintomas até uns 15 dias antes da menstruação.  Entre os sintomas físicos  tem a retenção de líquidos, dores de cabeça, dor nas mamas, cólicas, inchaços, intestino preso, irritabilidade, entre outros desconfortos.  A  temida TPM pode causar reações emocionais extremas como depressão, choro fácil  e, muito ocasionalmente, um comportamento violento. Em muitos casos, os sintomas aparecem resultantes de um estresse relacionado com desequilíbrio hormonal.

 Saiba que  também os hábitos de vida  podem influenciar na TPM, se a mulher for sedentária terá mais sintomas, se faz atividades físicas já os sintomas tendem a diminuir, além de tudo isso  a alimentação tem o poder de melhorar ou piorar os sintomas da TPM.  São descritos mais de 150   sintomas de tensão pré menstrual,  20 % das mulheres não sentem nada, mas  em torno de 80 % das mulheres tem algum sintoma, 20 a 40% das mulheres tem sintomas que atrapalham sua vida.   3 a 8% das mulheres tem o transtorno  menstrual grave, pois pode provocar alucinações  auditivas e visuais, e até mesmo nesse período a mulher pode cometer violências.

A  TPM acaba assim que a menstruação vem, mas o que nós fazemos nesse período, o que falamos, ou como agimos  não acaba. Então falando num modo mais  técnico, quando entramos em TPM cai a nossa serotonina que é o neurotransmissor de prazer e bem estar, aí  procuramos a serotonina em fontes óbvias, por exemplo, doces, carboidratos  e chocolate por isso nossa vontade enlouquecida de comer doces nesse período.

Fique atenta para os vilões na alimentação para a  TPM:
Açúcar, gordura, cafeína e sal você deve evitar nesse período.  Em compensação  o chocolate faz bem  porque ele  acaba ajudando na formação de serotonina  que vai proporcionar uma sensação de bem estar, mas é preciso saber que você não deve exagerar  no chocolate. Procure, caminhar, se exercitar, fazer massagens.
Caso os seus sintomas estejam  exagerados, colocando em risco seu convivio no trabalho ou em casa, não deixe de procurar ajuda médica. Existe sim remédios que podem ser tomados para evitar problemas maiores de comportamento nesta fase
TPM não é desculpa para você infernizar a vida de seus familiares, amigos, etc. Pense bem assuma se está está exagerando e procure ajuda.  O seu sentimento de "culpa" após o período pode realmente dosar o seu nivel de TPM.   Boa sorte !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EU

Como já disse alguém : Antes de julgar a minha vida ou o meu caráter... calce os meus sapatos e percorra o caminho que eu percorri, viva as ...